domingo, 30 de janeiro de 2011

Vai mudar

Um costume que eu criei com o passar do tempo foi o de, algumas horas antes da passagem para um ano novo, avaliar aqueles 365 dias que agora já anunciavam o seu fim. De certo nunca consegui pensar em todos os 365 dias, mas me recordava de alguns deles, provavelmente os mais engraçados e tristes, os mais especiais ou ainda aqueles que eu nunca vou esquecer. Ao fim disso, eu sempre tentava resumir aquele ano em uma só palavra. Após fazer isso alguns anos seguidos, notei que a palavra resumo de todos aqueles anos era a mesma: mudança. Mesmo se tentasse pensar em alguma outra, ou para trocar a palavra do ano anterior, ou daquele, nunca consegui. Sempre haviam motivos para eu considerar a palavra síntese como mudança.

Continuei com o costume e ainda o faço. A palavra síntese confesso que eu já não tenho mais trabalho para achar, pois sei que sempre será a mesma. O que pode ser óbvio para alguns, custou-me algum tempo para perceber e aceitar. Eu não conseguia me conformar como quase tudo podia mudar tão rápido em um curto espaço de tempo, como coisas que eu havia certeza que aconteceriam não aconteciam, como o que eu tinha certeza que permaneceria igual não permanecia. Nem sequer os amigos eram poupados, os que eu conversava tanto e que eram os mais próximos viravam apenas conhecidos.

Após anos lutando contra as inevitáveis mudanças da vida, finalmente parei de brigar com elas e agora tento a conciliação.

A vida não pode ser sempre igual e não deve ser, senão ficaríamos presos sempre às mesmas emoções e aprendizados. A vida muda para que nós possamos mudar também, para que possamos experimentar todo o tipo de coisa e aproveitar ao máximo. Resistirmos às mudanças nos deixa presos no passado e nos machuca. É necessário entender que as coisas tem um ciclo, assim como elas começam, elas precisam acabar.

Nosso dia a dia muda, nossos gostos mudam e, infelizmente ou não, as pessoas que nós compartilhamos mais os nossos dias também mudam. Você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e criar novos laços, pessoas que poderão ser mais ou menos fantásticas que as anteriores. Começar a conviver com novas pessoas não significa diminuir o valor daquelas outras, é só mais uma das mudanças que a vida nos dá. O presente não apaga o passado, nem escreve o futuro, tudo depende de você.

Saiba aproveitar os momentos novos e as oportunidades, mudar é bom, a vida é uma só para ser sempre igual. Saiba gostar de novas pessoas, sem esquecer de pessoas que estiveram tanto ao seu lado no passado. Se esforce e mantenha quem você realmente gosta perto de você. Se estiver infeliz com alguma coisa, tenha a coragem necessária e mude, é importante. Busque o que te faz feliz, ninguém sabe o caminho certo, nem as surpresas que a vida reserva.



Leu? Gostou? Críticas, sugestões e opiniões: deixe seu comentário, sua opinião é importante para mim.

3 comentários:

  1. Da Tobi MAIS chata do universo, hahaha vc é um orgulho, MUDANÇA MESMO!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, xuxa!

    ResponderExcluir
  3. Hum... Será que nessa última virada, olhando os fogos explodindo no céu e ouvindo as risadas das pessoas espalhadas pela cidade aos seus pés, você imaginaria que sua vida mudaria tanto assim?

    Gente nova. Desconhecidos que vão encher seus lábios de alegria e seus olhos de lágrimas. Pessoas novas. Futuros amigos para sempre e alguns poucos desafetos, entre tantos outros que passarão sem deixar nenhuma marca nos dias que se perderão na sua memória.

    Uma casa nova, numa cidade nova. Muitas coisas novas para aprender. Muitas possibilidades, muitos caminhos para escolher. Xuxa, será que você imaginou que a vida poderia dar uma guinada tão grande assim de uma vez?

    É legal como a vida pode mudar. Mas quantas vezes nós não desejamos que tudo simplesmente continuasse do jeito que está, confortável e seguro? E quantas outras não desejamos voltar no tempo e refazer nossas escolhas porquê parece que tudo aconteceu da pior forma possível? Ou ainda, quantas vezes não desejamos que as coisas mudassem imediatamente, ansiosos para acabar com o incomodo ou estagnação que tomaram conta do dia-a-dia?

    Você já aprendeu que não dá para lutar contra as mudanças. Mas pode continuar teimosa e brigar de vez em quando com algumas delas. Vale a pena tentar manter as coisas que você gosta no seu “fantástico e único mundinho particular” do jeito que quiser.

    O importante e é aprender a enxergar as mudanças inevitáveis, a tentar direcioná-las um pouquinho que seja e principalmente, a extrair o melhor de todas elas.

    Mas isso você vai aprendendo aos poucos.
    Boa sorte nas suas novas mudanças!

    E não se esqueça de que poderá contar sempre comigo (isso eu vou brigar para não mudar!).

    ResponderExcluir