terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saudade tem distância?

Já olhou fotos dos seus amigos, aqueles amigos que mesmo distantes você sente carinho e muita saudade, e sentiu inveja de quem está com eles nas fotos? Já sentiu que aquele era seu lugar há um tempo atrás e já não é mais?

Ninguém sabe exatamente onde uma amizade começa, não estou falando de coleguismo, mas amizade. Você não sabe definir onde começou... E, provavelmente, não sabe quando acabou.

É estranho como amizades acabam. Algumas pessoas vão defender até o fim que amizades verdadeiras são eternas, nunca acabam. Pense em todas as pessoas que já foram muito próximas de você, pessoas que realmente te conhecem muito, mais do que você mesmo se conhece... Algumas se afastaram. Vocês não se veem mais, vocês não se falam mais. Assuma, a amizade acabou e nem por isso ela deixou de ser verdadeira enquanto existia. A sua preocupação com a pessoa continua, o carinho, os bons momentos você nunca vai esquecer, mas eles já são parte do passado e você dificilmente vê um futuro.

E o pior é saber que você viu essas pessoas partindo e não fez nada. Provavelmente jogou a culpa na vida que está muito corrida, você está muito ocupado, tudo está muito difícil. E, agora, que tudo já aconteceu, você lamenta. Nós pensamos muito no passado, olhando o que já não temos mais, e no futuro, sonhando com coisas que queremos. O presente, o agora, ninguém olha, ninguém valoriza... Deixa pra quando se tornar passado.

Apesar de ficar triste por não poder mais estar perto deles, eu fico feliz que alguém esteja no meu lugar. De verdade. Fico feliz de ser subtituída. É bom saber que os meus amigos, os mais especiais e importantes, que fizeram mesmo diferença na minha vida, conseguiram conhecer pessoas que gostam deles, que os ouvem, que os ajudam quando eles tem problemas, que cuidam deles do mesmo jeito que um dia eu fiz e já não posso mais fazer.

Dói admitir que você não é mais aquela pessoa super essencial na vida de alguém que você ainda gosta muito... Mas me conforta saber que eles estão bem. É bom poder acompanhar suas vidas mesmo de maneira superficial, de longe. Poder ficar feliz com o que está fazendo-os feliz, com o que eles estão realizando e conquistando. E talvez essa seja a parte mais pura sobre criar laços com alguém... Continuar se importando mesmo quando a amizade passa.

'Se não souber voltar ao menos mande notícias.'

2 comentários:

  1. Que lindo, Cá!

    E muito fato... tantas vezes a gente pára e pensa em tantas pessoas incríveis que ficaram pelo caminho... Mas eu penso tb que muitas vezes esse 'caminho' passa novamente pelas pessoas que, hora ou outra, teria que passar. Meio 'o mundo dá voltas'.
    Beijao! =)

    ResponderExcluir
  2. De minha parte... não sei voltar, mas tento mandar notícias, como você pode ver, de que ainda estou por aqui...

    ResponderExcluir